Tecnologia de chips marca o local para biópsias de mama
- rodaiobr

- 3 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
A identificação por radiofrequência, também chamada de RFID, é uma tecnologia que usa ondas de rádio sem fio para transferir dados e identificar objetos. É usada de várias maneiras, desde o rastreamento de estoque e o tempo de se completar uma corrida até o gerenciamento do rebanho leiteiro e os retornos de aluguel de carros.
Agora, essa tecnologia é usada para orientar os cirurgiões durante as biópsias de mama.
Uma biópsia é um procedimento para remover uma pequena amostra de tecido para testes laboratoriais. Uma biópsia de mama pode ser necessária para avaliar uma área suspeita na mama.
Durante anos, os radiologistas usaram a localização da guia de fio para marcar o ponto exato ou pontos para a biópsia. Eles usaram ultrassonografia ou outras imagens para identificar uma lesão mamária e colocaram um fio fino no tecido mamário para marcar a localização. O fio permaneceria no lugar e ficaria para fora da mama até que o cirurgião o removesse durante a biópsia.
Graças à tecnologia RFID, as lesões mamárias agora podem ser marcadas para remoção cirúrgica sem usar fios cirúrgicos tradicionais.
A tecnologia é avançada, mas o processo é simples. Primeiro, o local da biópsia é anestesiado usando um anestésico local. Em seguida, um radiologista usa ultrassom ou outra imagem para identificar as lesões mamárias que precisam ser removidas. Em seguida, a pequena etiqueta RFID é colocada na lesão usando uma agulha. Cada etiqueta tem cerca de 2 milímetros por 1 centímetro de tamanho - aproximadamente o tamanho de um grampo. Várias lesões podem ser identificadas conforme necessário usando várias tags com códigos exclusivos. Durante a biópsia, o cirurgião usa um dispositivo portátil para identificar a localização exata de cada tag RFID única.
Os benefícios do sistema de orientação sem fio incluem:
Experiência mais confortável para os pacientes: Anteriormente, as pacientes precisavam ter cuidado para não bater ou mover o fio antes de suas biópsias. Além de ser desconfortável, a visão de fios pendurados para fora da mama era angustiante para algumas pacientes. Com o novo processo, o paciente não pode ver ou sentir as etiquetas após a colocação. e eles podem se mover livremente sem medo de mexer as tags.
Etiquetas RFID para melhor agendamento das cirurgias podem ser colocadas até uma semana antes da cirurgia. Isso dá aos pacientes e suas equipes de saúde mais flexibilidade com o agendamento. Anteriormente, a colocação do fio e a cirurgia precisavam ser agendadas no mesmo dia.
Maior precisão cirúrgica: Os cirurgiões não precisam mais trabalhar em torno dos fios durante a realização de uma biópsia. Isso significa que a área amostrada é mais precisa e, ocasionalmente, acessada com menos trauma aos tecidos adjacentes. Isso resulta em menos dor, menor taxa de infecção e uma recuperação mais rápida.
Converse com seu médico para descobrir se a orientação sem fio é a corretar para sua biópsia de mama. Assim, respondendo às suas perguntas será possível aliviar qualquer ansiedade durante este período estressante.
Autor: James Bisanti, MD, radiologista em Albert Lea e Austin, Minnesota.





Comentários