Por que a integração do controle de acesso em todas as organizações é uma necessidade atual?
- rodaiobr

- 26 de jun. de 2023
- 3 min de leitura

A integração do controle de acesso e o gerenciamento de identidades são temas em alta nas empresas e no mundo da segurança. Por quê? Você já pode saber a resposta se estiver trabalhando em uma empresa ou possuir um negócio: é a necessidade de segurança, conveniência na gestão eficiente da equipe e redução de custos da operação de RH, aumentando sua produtividade verdadeiramente no suporte a funcionários e clientes. Aqui estão algumas das tendências que você deve observar que dão uma visão melhor sobre os benefícios que traz para as empresas.
Principais tendências em integração de controle de acesso que diz sua importância
Essas tendências na integração do controle de acesso com sistemas lhe darão uma melhor compreensão do motivo pelo qual sua organização deve adaptá-lo.
O acesso do usuário está ultrapassando o acesso ao dispositivo
As medidas de segurança tradicionalmente se concentram na proteção de dispositivos e redes, mas essa estratégia não é mais suficiente para proteger informações críticas e garantir a privacidade do usuário. O acesso a dispositivos refere-se ao gerenciamento e controle de dispositivos, como smartphones, laptops e tablets. Embora o acesso ao dispositivo seja crucial, ele pode ser limitado em termos de acesso a dados e aplicativos de vários lugares, uma vez que precisa que os usuários operem em determinados dispositivos.
Deve haver flexibilidade para que o RH e os funcionários acessem recursos e dados de seus dispositivos enquanto estiverem trabalhando remotamente. Além disso, de acordo com a função na organização, o RH pode atribuir o nível de operação e controle de acesso aos funcionários. Aqui precisamos de acesso em nível de usuário (não acesso a dispositivos).
A identidade como serviço (IDaaS) é necessária como nunca
O IDaaS é um serviço de gerenciamento de acesso de identidade (GAI) baseado em nuvem, fornecido por empresas-terceiras, que permite que as empresas gerenciem centralizadamente o acesso do usuário a aplicativos e recursos. Ele permite que as empresas gerenciem IDs de usuário sem depender de uma equipe interna de TI.
A proliferação de plataformas digitais e serviços online em transações financeiras, networking, compartilhamento de ativos, controle de acesso e rastreamento de ponto e presença fez com que as organizações dependessem do IDaaS.
Ele oferece uma maneira rápida e flexível de implementar o GAI.
A verificação de identidade digital está em toda parte
As organizações exigem a verificação de identidade digital mais do que nunca, à medida que mais empresas transferem documentos e ativos e ampliam os serviços on-line. A integração do controle de acesso torna-se mais óbvia ao se usar a autenticação multifator, geralmente conhecida como 2FA (autenticação de dois fatores).
O MFA protege o procedimento de verificação de identidade. A MFA combina dois ou mais métodos de autenticação, como senhas, reconhecimento facial, impressões digitais, cartões inteligentes ou códigos SMS, para autenticar a identidade de um usuário. Esta técnica adiciona uma camada extra de segurança ao exigir várias provas de identificação.
Gerenciamento de identidade e acesso baseado em nuvem
O gerenciamento de acesso à nuvem ajuda as organizações a superar as dificuldades associadas ao gerenciamento de seu departamento de TI para controle de acesso de identidade.
Permite que as organizações automatizem facilmente suas operações de gerenciamento de acesso a identidades. As soluções de gerenciamento de acesso e identidade baseadas em nuvem oferecem uma plataforma centralizada para gerenciar identidades de usuários, permissões e processos de autenticação em vários aplicativos e sistemas.
Verificação Contínua de Identidade (CIV)
Em vez de apenas verificar IDs durante o processo de integração, as empresas estão implementando sistemas de verificação contínua de identidade. Essas tecnologias monitoram e avaliam continuamente a atividade do usuário, identificando qualquer comportamento suspeito ou alterações nas informações relacionadas à identidade. As soluções CIV operam avaliando uma variedade de pontos de dados relacionados ao comportamento e hábitos de uso do usuário. As soluções CIV fornecem uma linha de base do comportamento habitual do usuário, monitorando esses elementos ao longo do tempo, que é então utilizado para detectar quaisquer desvios ou anormalidades que possam indicar uma identidade comprometida ou falsa.
Conclusão
A integração do controle de acesso traz às organizações segurança mais eficaz e fácil atendimento ao cliente. Ele desempenha um papel crucial no combate ao roubo de identidade, fraude e acesso não autorizado a locais restritos e informações confidenciais e ajuda a estabelecer confiança e garantir interações seguras no mundo digital. Mais importante ainda, a integração do controle de acesso consolida o gerenciamento de segurança em diferentes níveis.
Créditos para Mantra Softech – 31/05/2023




Comentários