RFID no Varejo: KPIs para um projeto piloto - Redução em Perdas
- rodaiobr

- 3 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Prevenção de perdas é uma atividade-chave na gestão do varejo, principalmente em países como o Brasil. RFID é uma importante ferramenta em prevenção de perdas, tanto para a perda interna (proveniente de obsolescência, má gestão do estoque, erros no recebimento de produtos etc.) como a perda externa, proveniente do furto em lojas. Com RFID é possível ter uma visão mais fácil e rápida dos itens discrepantes
Com os dados do primeiro inventário em RFID e os dados do sistema (ERP/PDV) de antes da realização do inventário, será possível identificar itens discrepantes e respectivas perdas.
Ao longo dos demais inventários, com a já integração dos dados lidos no RFID com os sistemas de gestão, tais perdas serão reduzidas ao longo do tempo.
Há também um aspecto interessante quando RFID é aplicado a produtos perecíveis. Neste tipo de aplicação, as perdas são facilmente reduzidas, levando-se em consideração os processos atuais de controle de produtos expirados (e respectivas perdas de estoque geradas). Com RFID (algo já citado em outros artigos), é possível identificar previamente a data de validade de produtos que se expirarão nos próximos dias, semanas ou meses, de forma mais fácil, e tomar as medidas corretas, direcionamento por exemplo, as vendas, para estes itens com data de expiração mais próxima.
Voltando ao tema de redução em perdas, mas agora aplicando RFID para a prevenção de perdas externas (furtos), RFID já possui tecnologia antifurto (portais, leitores de teto e leitores escondidos), para que possa haver a atuação neste caso de uso específico.
Para clientes que não possuam uma tecnologia de antifurto aplicada na loja, a tecnologia RFID pode reduzir este tipo de perda de forma bem interessante. Aliás, clientes que buscam a tecnologia RFID (e todos os benefícios possíveis nos diversos casos de uso envolvidos), podem adicionar mais este benefício, incrementando assim o ROI do projeto.
Já clientes que já tenham alguma tecnologia antifurto instalada podem também simplificar o processo de aplicação de etiquetas, normalmente realizado em Centros de Distribuição ou Lojas, pois apenas uma etiqueta seria aplicada no produto (a de RFID).
Há outro aspecto importante é que a detecção para o antifurto RFID já é igual ou melhor que outras detecções antifurto, com maior sensibilidade dos chips e melhores tecnologias de antenas de etiquetas.
Retomando ao tema do KPI específico de redução em perdas:
Definição: medição da redução em perdas identificadas comparando os dados de inventário RFID com os dados de sistema, para que produtos que fisicamente não estejam disponíveis/foram identificados, sejam contabilizados como perdas;
Método de coleta: inventário em lojas e comparação com os dados do sistema;
Pontos de atenção: também identificar os benefícios qualitativos da prevenção em perdas RFID como por exemplo, a velocidade na tomada de decisão, identificação por itens nos eventos de alarme, prevenção do cenário de "esquentar a venda", onde um produto que foi furtado em uma loja é utilizado para troca ou reembolso em outra loja etc. Em geral, a visibilidade de itens oferece um ferramental de prevenção em perdas muito mais amplo, maximizando ainda mais a importância estratégica de uma área de prevenção de perdas no varejo.
Matéria de autoria de Bruno Calaça
Latam Sales Director - Mojix





Comentários